segunda-feira, 23 de abril de 2012

Língua gestual como primeira língua da humanidade (William Stokoe)

A primeira língua humana foi uma língua falada. O português, o espanhol, o francês, o italiano e o romeno derivam todos eles do latim das legiões romanas. As línguas célticas, isto é, o bretão, o galês e o gaélico irlandês e escocês são diferentes das línguas românicas, mas têm em comum com o latim e o grego a mesma língua antepassada.
Do mesmo modo, o inglês, o neerlandês e o alemão descendem do antigo germânico ocidental, enquanto as línguas escandinavas tiveram como antepassado o germânico setentrional. Todas as línguas acima mencionadas, descendem com muitos acidentes de percurso, de raízes indo-europeias, constituindo reconstruções feitas pelos académicos de palavras supostamente utilizadas há milhares de anos.
Contudo, se a primeira língua tiver sido um língua gestual, podemos certamente ter algumas ideias sobre como seria. Uma língua gestual não tem que ser universal, não há possibilidade de toda a gente em toda a parte perceber perfeitamente cada gesto.  Algumas ações parecem estar enraizadas na fisiologia humana, e os gestos pertencem a essa categoria de ações.
Podemos facilmente imaginar quantas espécies de gestos se desenvolveram a partir de gestos naturais, mas não há forma de se explicar onde terão determinados sons ido buscar o seu significado. Há quem diga que os bebes aprendem a língua apontando para um objeto e ouvindo um adulto pronunciar a palavra que domina esse objeto.
Suponhamos então que a primeira língua humana foi efetivamente  uma língua gestual. Por algumas razões, o objeto atraiu a atenção e interesse do bebe e que há um adulto que tem muita experiencia com esse objeto. È uma ferramenta de pedra cuidadosamente modelada e polida, o tipo de ferramenta que os paleontologistas denominam machado de mão.
A pessoa que cuida da criança utiliza diariamente uma ferramenta desse tipo , portanto ao olhar para a pedra e para o bebe, faz um movimento de cortar, com uma das mãos posicionada como se estivesse a empunhar o machado de mão. Mais tarde a criança, vai percebendo ao poucos, que aquele objeto se com o movimento que vê o adulto fazer e aprenderá também os seu nome.
As crianças de hoje, são ativas e decerto que o eram tanto ou mais quando a raça humana era jovem e tentava vingar, sobreviver num mundo hostil. Assim, centenas ou milhares de interações semelhantes devem ter ocorrido ao longo do crescimento de cada criança.
A língua representa o pensamento de forma a que os sentidos dos outros o percebam. A língua, no geral, implica muito mais do que um conjunto de palavras ou designações, implica a representação da cultura. Para a Língua Gestual é através da ação e visão. A língua começa através dos movimentos representativos que transmitem a informação. O autor dá como um exemplo, a "verticalidade humana". O Homem tinha como noção que "para cima" era positivo e "para baixo" era negativo. Independemente dos sons vocais que representavam estes gestos sabemos o que eles significam.

 Mais tarde, depois de compreendida a relação entre o gesto e a sua representação, os primeiros humanos tornam os gestos como metáforas do tempo. " Agora e antes", "Agora e mais cedo" e "Agora e mais tarde" eram noções compreendidas através dos gestos . Não se sabe quando durou os gestos para a língua oral. A língua, no geral, têm que ter uma sequência gramatical, segundo a Gramática Universal, o que sabemos que existe nas línguas gestuais usadas pelos surdos que utilizam  sequencias de símbolos. Assim, houve uma evolução desde a língua "gestual" usada pelos primeiros homens até a atualidade.

O autor diz que mesmo antes dos primeiros humanos, os chimpanzés  já faziam gestos que significavam " Dá-me um pouco dessa comida" e  "Coça-me aqui". Mas, mesmo antes dos chimpanzés , os animais mostravam o que sentiam através da expressão corporal.

Este caminho deve ser uma das fontes da língua, que evoluiu da exibição automáticas dos sentimentos para a troca intencional dos mesmos através do reino visual. As línguas gestuais verdadeiras utilizam os gestos manuais e também a expressão facial e corporal.

Os movimentos das mãos e dos braços representam e demostram que o pensamento é um sistema que funciona em conjunto com os mesmos. Nas línguas gestuais, o que é dito e a forma como algo é dito funciona também muito ligado á visão.

Existem tribos nos EUA e na Austrália que possuem Línguas Gestuais, que funcionam como alternativa á fala. Exemplos disso são os falantes de Nakota, que utilizam por exemplo o mesmo gesto e a mesmo palavra oralizada para simbolizar as palavras boa mente e bom coração. Colocando este gesto/palavra em verbo, significa pensar claramente e atuar com compaixão.

É feita a pergunta “Poderia a primeira língua gestual ter tido uma verdadeira gramatica, com sequências e símbolos visíveis?” a resposta é que sim, contendo essa uma designação sintática.

São explicados ainda os olhos e a visão humana para captar movimentos e gestos. Estes contêm cones e bastonetes que servem para detetar o movimento que é analisado quando são feitas ligações ao cérebro, e a visão fóvea ou imagem focada nos cones mostra-nos exatamente o aspeto que tem uma cara numa determinada configuração de uma mão ou braço em movimento.

Segundo o autor, a língua nasceu de forma natural. Da conjugação da visão e movimentos humanos adicionados pelo movimento cerebral. Resumidamente a comunicação por gestos deu origem a uma língua.



Trabalho realizado por:
 Ana França,
Mariana Lopes e
 Sílvia Pinheiro (Curso: LGPN)

Sem comentários:

Enviar um comentário